Publicização do hospital, "idéia inovadora que há 4 anos mudou a realidade de Cubatão"

Administração pela Pró-Saúde foi pioneira no gênero, no Brasil

Em 2008, deve ocorrer licitação para a escolha da nova entidade gestora do Hospital Municipal Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva, ao término do período de cinco anos em que foi contratada a Pró-Saúde Organização Social, numa atitude pioneira em termos de administração de hospitais públicos no Brasil. Em comemoração ao 4º ano de atuação, e 40º de existência, essa entidade promoveu cerimônia no Bloco Cultural do Paço Municipal, nesta terça-feira (17/7), seguida de coquetel de confraternização, com a presença de autoridades municipais do Executivo e do Legislativo, médicos, funcionários do hospital e outros convidados.

Para o secretário da Saúde e presidente do Conselho Municipal da Saúde, o médico Eduardo Falcão Paiva Magalhães, encarregado de representar no ato o prefeito Clermont Castor ("que está em Brasília, buscando novas verbas para o setor, e se avista nesta quarta-feira com o ministro da Saúde"), a publicização do hospital, apesar do nome ainda soar estranho aos nossos ouvidos, foi uma idéia inovadora que o prefeito Clermont e o titular anterior da Saúde, Adriano Goulart, implantaram em Cubatão "num momento em que o sistema hospitalar em todo o Brasil está em situação quase falimentar".

Tal inovação, segundo ele, mudou a realidade no município, com foco em aumentar a assessibilidade da população ao sistema de saúde, na humanização do atendimento e na resolutividade das demandas próprias do município: "Passamos a não mais depender de outros municípios para referenciar os nossos pacientes, é algo semelhante à libertação do município na gestão hospitalar, obtivemos autonomia com qualidade".

O termo de parceria completou assim quatro anos, dos cinco previstos, e na opinião do secretário pode ser considerado como exitoso, pois cumpriu o que se propôs em termos de qualidade no atendimento, suprindo as necessidades que a Prefeitura tinha de gerenciamento de mão-de-obra e agilização no atendimento.

Disse depois o secretário, já em seu discurso, que inicialmente ele e outros médicos de Cubatão tiveram receio quanto aos resultados da iniciativa. "Mas estava errado, e quero dividir a homenagem agora recebida com meu antecessor, Adriano Goulart, que junto com o prefeito Clermont Castor e a Câmara Municipal desenvolveram esse processo, do qual fui mero executor". O secretário se referia à placa de homenagem que lhe foi entregue pelos representantes da Pró-Saúde, bem como à que seria encaminhada ao prefeito, e a que foi oferecida também ao presidente da Câmara, João Santana de Moura Villar (Tucla).

Este agradeceu, analisando a forma de atuação da Câmara nas questões ligadas à Saúde nas duas últimas legislaturas, falando em seguida o vice-prefeito Raimundo Valter Pinheiro Lima. Este usou uma frase do titular da Pró-Saúde para observar: "Nós também não estamos satisfeitos, vamos lá sempre para ver o que está acontecendo e cobrar para que seja cada vez melhor, mesmo saindo de lá contentes com o que observamos".

Pouco antes, o presidente da Pró-Saúde, Paulo Roberto Mergulhão, comentara em seu discurso os 40 anos da entidade, que nesse período já administrou mais de cem hospitais, tendo hoje mais de 30 em operação em todo o Brasil, acrescentando: "Não estamos satisfeitos com os resultados, temos que melhorar, temos muito ainda por fazer".

Também representando a entidade, falaram o novo diretor do hospital cubatense, Plínio Valério Tuzzolo – que consignou um elogio ao seu antecessor Alex Marques e marcou as linhas mestras do trabalho que será continuado, de ênfase na área assistencial e valorização dos corpos clínico e de enfermagem -, e o diretor de operações do Pró-Saúde, Ronaldo Pasquarelli, que enfatizou as mudanças ocorridas nesses quatro anos de administração do hospital, assinalando sua satisfação "em ver o quanto ele melhorou, no nível de assistência proporcionada à população de Cubatão"..

A cerimônia foi abrilhantada pela Banda Marcial Municipal, sob regência do maestro Alexandre Felipe Gomes, e pela pianista Ruth Coutinho, acompanhada na execução de algumas músicas pelo secretário interino de Ação de Governo, Henrique Marcelo Ferreira de Souza. Também presentes os secretários de Planejamento, Carlos Marques, e de Assistência Social, Sebastião Carlos Henrique; pelos administradores regionais Nivaldo Veiga e Lourival Lima; os vereadores Geraldo Guedes, Joselina Regina Ayres Maluf, Donizete Tavares do Nascimento, Donizete dos Santos (o Negão da Padaria) e Luiz Carlos Costa, entre outros convidados.

 

Departamento de Imprensa  18/7/2007
Tel.: (13) 3362-6124/6462/6316/6317 -  Fax: (13) 3362-6123
20070718-Sesoc-4anosProSaude-CPM..doc   – Zanza 2

 

Fotos: Departamento de Imprensa/PMC    FOTO 01    FOTO 02    FOTO 03

 

 

Ciclo de Palestras

 

Convidamos a todos os colaboradores para participarem do Ciclo de Palestras, que será realizado no período de 23 a 31/07/2007, no Auditório (P3), em comemoração aos 4 anos da administração da Pró-Saúde no hospital.

 

Programação:

23/07/07 – Horário: das 14 às 15h

abertura e Palestra: Acreditação e Qualidade

Palestrante: Gláucia Cassiano (Consultora de Qualidade – Pró-Saúde/SP)

Objetivo: sensibilizar os colaboradores de todas as áreas sobre a importância do desenvolvimento de um processo sistematizado de qualificação de suas ações dentro dos padrões determinados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

24/07/07– Horário: das 14 às 15h

Palestra: Filosofia nas Empresas

Palestrante: Cláudia Vasconcelos (Gerente Administrativa – Laborat. Leão de Moura)

Objetivo: desenvolver uma atitude positiva perante a equipe, trabalhar os aspectos motivacionais e de administração de conflitos no trabalho, compreender o outro estabelecendo limites e incentivar o crescimento individual dos membros da equipe.

 

25/07/07 – Horário: das 14 às 15h

Palestra:   Humanização hospitalar

Palestrante: Alexandra Sandri Pinheiro (Psicóloga, Pós Graduada em Psicologia da Saúde e Professora da Escola EACON)

Objetivo: efetivar os princípios do atendimento humanizado no cotidiano das práticas de atenção e de gestão e também de melhorar as relações assistenciais em todas as áreas da saúde.

 

26/07/07 – Horário: das 13 às 15:30h

Cine Pró: Apresentação do filme "O Segredo"

Palestrante: Gisele Christine da Silva (Gerente de Recursos Humanos – HDLCFS)

Objetivo: utilizar o potencial do cinema para promover discussões sobre o desenvolvimento de uma visão diferente do mundo, onde os objetivos pessoais e profissionais possam ser alcançados com sucesso.

 

27/07/07 – Horário: das 14 às 15h

Apresentação da Peça Teatral: "pró-saúde de vento em polpa em 4 atos"

Coordenadora: Eliana Tavares Guimarães (Aux. Administrativa – HDLCFS)

Objetivo: Apresentar a história de 4 anos de administração da Pró-Saúde no Hospital Dr. Luiz Camargo, enfatizando sua evolução em todos os aspectos.

 

31/07/07– Horário: das 17 às 18h

encerramento e Palestra: saúde do homem

Palestrante: Dr. Ademir Sales (Médico Urologista – HDLCFS)

Objetivo:  Preventivo Prostático e doenças de Próstata

 

 

 

 

 

Aspectos Gerais - Bairros - Cadastro - Comércio - Dados Geográficos - Escolas - Entidades - Esportes - Entretenimento - Fotos

História - Hospitais - Igrejas - Indústrias - Itinerários - Jornais/Revistas - Links Cubatão - Links Federais - Localização - Mapas

Meio Ambiente - Monumentos - Órgãos Públicos - Parceria - Personagens - Prêmios - Símbolos de Cubatão - Telefones Ùteis

.